Saúde & Bem Estar

Você realmente sabe a importância das atividades físicas na rotina?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 5 min

Benefícios dos exercícios vão além de um corpo saudável

Imediatamente ao buscar por um físico mais saudável, recorre-se à inclusão de exercícios na rotina. Geralmente, a prática está associada a um melhor condicionamento ou questões estéticas, como emagrecimento e ganho de massa muscular.

 

“Além dos ganhos físicos, os exercícios regulares estão entre os maiores aliados daqueles que buscam por mais saúde a longo prazo. Os ganhos são variados e de extrema importância”, diz Dr. Pedro Baches Jorge, ortopedista e Médico do Esporte da Clínica SO.U. O especialista ainda alerta que, para que os efeitos sejam sentidos, é preciso regularidade e a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividades leves ou moderadas e 75 minutos com maior intensidade por semana.

Para o corpo, as práticas podem melhorar o condicionamento físico e trazer fortalecimento dos músculos, ossos e articulações, prevenindo lesões no futuro, que poderiam ser ocasionadas por atividades cotidianas, esportes ou pelo envelhecimento. Mas os benefícios vão além:

• Prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas
• Controle dos níveis de colesterol
• Aliados da saúde mental, como no tratamento de depressão e ansiedade
• Controle de peso
• Melhora da qualidade do sono
• Melhora do desempenho cognitivo
• Redução do estresse
• Aumento da sensação de bem-estar e disposição
• Fortalecimento do sistema imunológico

Você realmente sabe a importância das atividades físicas na rotina?

E, como grande vantagem, é que as atividades físicas são para todos, independentemente de idade, gênero ou qualquer outra característica. “Todos podem e devem incluir uma rotina de exercícios. Não existe uma modalidade mais indicada. Então, é possível escolher entre uma variedade ampla de opções, aquela que mais agrada individualmente e traz maior sensação de prazer, algo importante para a continuidade”, diz o médico.
Ainda que no período atual, com fechamento de parques e academias, locais comuns para a prática, é importante que a rotina de treinos seja mantida. Para fazê-lo com segurança e em casa, Dr. Pedro recomenda:

• Mantenha alimentação saudável e consumo adequado de água
• Escolha um local da casa espaçoso e ventilado
• Use roupas apropriadas
• Opte por exercícios já conhecidos
• Se possível, consulte um profissional para auxiliá-lo remotamente

Com tanto a ganhar, fica o alerta para que os exercícios físicos sejam mantidos ou inseridos na rotina.

*Dr. Pedro Baches Jorge é médico Ortopedista, especializado em joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Clínica SO.U.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais